sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Esclarecendo "A Verdade Sobre o Activia"

Opa, dia de notícia, dia de falar de coisa séria! ;)
Essa semana recebi um e-mail que, particularmente, me chamou muita atenção, principalmente depois que soube que muita gente também havia recebido. Dizia o seguinte:

Afinal, o que é Activia?
O que são os bacilos DanRegularis?
"Bifidobacterium animalis é uma bactéria anaeróbica gram-positiva encontrada nos intestinos de animais de grande porte, inclusive humanos."
Qual seria então a fonte para se obter o famoso DanRegularis?
NÃO, você não está enganado. São as FEZES HUMANAS., SIM, SIM E SIM!
Mas o absurdo não para aí.
"Muitas empresas têm tentado registrar subespécies específicas como uma técnica de marketing,renomeando estas subespécies com rótulos pseudo-científicos."
A Danone (Dannon) protocolou como marca registrada a cepa DN 173.010, e comercializa o organismo nomeando-o de:
Bifidus Digestum (Reino Unido),
Bifidus Regularis (EUA e México),
Bifidubacterium Lactis ou B.L. Regularis (Canadá),
DanRegularis (Brasil) e Bifidus Artiregularis
(Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Alemanha, Itália, Irlanda, Romênia, Rússia e Espanha).
Cientificamente, o nome correto desta cepa é Bifidobacterium animalis subsp. animalis, strain DN-173.010.
O motivo pelo qual a bebida láctea Activia ajuda na digestão é o simples fato de que a bactéria adicionada pela Danone pertence a uma cepa mais irritante para a mucosa intestinal, que ao entrar em contato trata de expelir o mais rapidamente possível o material fecal.
Sejamos honestos. É saudável, a longo prazo, acostumar o sistema digestivo (ou mais modernamente, sistema digestório) humano a somente funcionar pela introdução de um material irritante/estimulante? Isso não seria viciar o organismo? Não seria mais coerente consumir mais fibras e menos pão branco, o verdadeiro culpado pelos problemas intestinais?
Alimento probiótico, eles dizem... Até quando vamos ser ingênuos (ou seria mais correto otários) de acreditar cegamente em propagandas e em campanhas de marketing??
A bebida láctea contendo Bifidobacterium animalis sp vem sendo comercializada pela Danone pelo mundo afora desde 1990, mas somente no Brasil tiveram a cara-de-pau de colocar o nome da marca Danone (DanRegularis) no nome científico registrado.
Mas, sinceramente, prefira as verduras ao leite de cocô doce.
EM OUTRAS PALAVRAS, A TAL DE BEBIDA LÁCTEA TEM MERDA MESMO!!!!!! 

Marília C. Duarte
(Nutricionista)
São Paulo - SP 


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Por favor, não me entendam mal. Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que não estou defendendo marca alguma nem tentando fazer propaganda. Ok, dito isso, vamos levar em conta que o e-mail assinado pela "nutricionista Marília C. Duarte" fosse verdadeiro. Não é estranho o fato de que sequer uma fonte tenha sido citada no texto? Concordemos que uma nutricionista formada, teria o cuidado de adicionar suas fontes em seu "relatório", até para que o mesmo fosse mais creditado, isso sem contar os termos 'chulos', que destroem, sem volta, toda a credibilidade que teria em potencial. Encontrada a primeira falha, vamos à segunda.
Em seu site, a Danone afirma que o Bifidobacterium animalis, citado no texto, "é obtido da replicação em meio de cultura estéril, da mesma forma que outros fermentos utilizado em iogurtes, queijos, pães e etc. Não é absolutamente obtido de fezes". Quem diria, é mais uma falha!
Por fim, já que não temos informação alguma do local de onde a autora retirou o texto, pesquisei um pouco sobre a "nutricionista" que o escreveu, e o resultado pelo pipl (site similar ao google, porém, sobre pessoas) foi este. E ainda, pelo mesmo caminho, foi encontrado o seguinte:

(*)CRN-3: Conselho Regional de Nutricionistas de SP e MG.


Por fim, peço apenas uma reflexão: você acreditaria que uma empresa do porte da Danone faria algo dessa natureza?
Sem provas e sequer tendo a possibilidade de encontrar a autora do tal relatório, só o que se pode concluir é que este e-mail claramente é falso.


Obrigada pela atenção e uma ótima sexta-feira. =]


PS: fez-me lembrar da história sobre os hamburgeres Mc Donalds serem feitos de minhocas. 
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fontes: Piple-FarsasCRN-3

Um comentário:

  1. Engraçado forjarem um e-mail assim por pura ventura. Simplesmente: Ah, vamos criar uma mentira e ver quem cai.

    ResponderExcluir